Responsabilidade


Jacob conversa com o pai

— Pai — diz Jacob — o nosso professor de religião diz que todos os homens são filhos de Deus.

— Tem razão o teu professor — diz o pai.

— Mas se tu és filho de Deus e eu sou filho de Deus, então somos ambos irmãos?

— Vendo assim, somos irmãos.

— Mas, como irmãos, não temos o mesmo valor?

— Claro que sim — responde o pai. — Pergunta à mãe qual de nós tem mais valor para ela. Aposto como lhe vai ser fácil responder…

— Mas tu sabes fazer muitas coisas melhor do que eu — diz Jacob. — Fazer contas e engraxar os sapatos, por exemplo.

— Por outro lado, tu consegues fazer outras coisas melhor do que eu — diz o pai. — Desenhar, fazer o pino, convencer a avó… isso nunca hei-de conseguir fazê-lo tão bem como tu.

— Mas os irmãos não têm os mesmos direitos? — pergunta Jacob.

— Claro que sim — responde o pai. — Mas, sabes… isso também depende…

— Tu podes mandar-me para a cama, mas eu não posso fazer o mesmo — diz Jacob.

— Quando à noite te mando dormir, é porque me preocupo com a tua saúde — diz o pai. — Eu sou responsável por ti e não posso permitir que fiques acordado até muito tarde.

— E eu, também sou responsável por ti? — pergunta Jacob.

— Todos somos responsáveis uns pelos outros — diz o pai. — E agora, marcha para a cama!

Jacob acorda a meio da noite. O quarto está às escuras mas, por debaixo da porta, vê-se uma réstia de luz. No quarto ao lado ouve-se um zunido. Jacob sai da cama, abre a porta e vê o pai na poltrona em frente da televisão. No ecrã, dois ladrões transportam uma caixa. O pai está a dormir.

Jacob sacode o braço do pai e acorda-o.

— Agora, é a tua vez de marchar para a cama! — diz Jacob.

Tradução e adaptação

Lene Mayer-Skumanz (org.)
Jakob und Katharina
Wien, Herder Verlag, 1986

Sem comentários: