Na senda da gratidão


De graça


Um rapaz foi ter com a mãe e entregou-lhe um papel. Depois de limpar as mãos ao avental, a mãe leu-o:


Por cortar a relva: _______________________ 5,00€

Por limpar o quarto esta semana: ____________ 1,00€

Por ir fazer um recado à loja: _______________ 0,50€

Por tomar conta do meu irmão: _____________ 0,25€

Por ir pôr o lixo lá fora: ___________________1,00€

Por trazer boas notas : ___________________ 5,00€

Por limpar e varrer o quintal: ______________ 2,00€

Total em dívida: _______________________ 14,75€


A mãe ergueu o olhar e ele ficou ali, à espera. Ela pegou no papel, voltou-o e escreveu:


Nove meses em que te transportei quando estavas dentro de mim: ____________ de graça.

O tempo em que estive sentada a teu lado a tratar-te, e em que rezei por ti: ______ de graça.

Todas as lágrimas que me fizeste chorar ao longo dos anos: __________________ de graça.

Todas as noites povoadas de medo e preocupações que me esperavam: _________ de graça.

Por brinquedos, comida, roupa, e até por te assoar: _______________________ de graça, meu filho.

E depois de somar tudo, o amor verdadeiro é... __________________________ de graça.


Quando o filho leu o que a mãe escreveu, os olhos encheram-‑se-lhe de lágrimas. Olhou de frente para ela e disse: “Mãe, amo-te muito.” Depois pegou na caneta e em grandes letras escreveu: “CONTA SALDADA.”

M. Adams
Canja de galinha para a alma
Mem Martins, Lyon Edições, 2002

Sem comentários: